SOROCABA ANUNCIOU, durante a 93ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, na quinta-feira, 04/09, na cidade, a implantação de semáforos “inteligentes” em corredores do Sistema BRT. A iniciativa será viabilizada a partir de contrato de financiamento assinado na ocasião, entre a Prefeitura de Sorocaba, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal (CEF), como parte do programa Novo Plano de Aceleração da Economia (PAC).
Os dispositivos começam a ser instalados já neste ano, com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema BRT, garantindo melhor fluxo do tráfego de veículos. O investimento previsto é de R$ 26,3 milhões. A nova tecnologia de semáforos “inteligentes” é aquela em que a mudança do tempo de abertura e fechamento é feita automaticamente, ou seja, somente com base na mensuração do trânsito pelo próprio equipamento, sem a necessidade de operador.
“Dessa forma estamos priorizando investimentos para a melhoria do transporte público, o que é uma tendência nas grandes cidades, de maneira a melhorar a eficiência do serviço e a segurança do sistema, assim como reduzindo o tempo de viagens”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o evento, que prossegue até sexta-feira (5), voltado a profissionais que atuam nas esferas municipal, estadual e federal, além de especialistas e representantes entidades e associações ligadas ao segmento de mobilidade urbana.
O contrato foi viabilizado pela Secretaria de Parcerias, com o apoio técnico da Secretaria de Mobilidade (Semob), para os estudos de viabilidade e implementação da iniciativa. Atualmente, Sorocaba possui cerca de 400 cruzamentos semaforizados, em que a mudança do tempo de abertura e fechamento é possível remotamente, conforme a demanda de usuários, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI).
“Esse sistema que funcionará em Sorocaba já existe em Goiânia e simboliza um avanço na mobilidade”, apontou o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia. Ele também assinou o contrato, junto do prefeito de Sorocaba e do superintendente de rede da CEF, José Roberto Soriano.
Mais investimentos
Ainda durante a Reunião do Fórum Paulista, Rodrigo Manga lembrou que Sorocaba já havia sido contemplada pelo Novo PAC para a aquisição de 50 ônibus novos zero quilômetros, 100% elétricos. O processo está em trâmite, para oficialização da liberação do repasse financeiro, para aquisição e entrega da frota, sem data ainda definida. Todas as etapas do processo estão encabeçadas pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).
Por sua vez, a Separ e a Semob confirmaram que Sorocaba ainda recebeu autorização de financiamento, via Novo PAC Seleções 2025, para viabilizar a implantação do eixo Norte-Zona Industrial do BRT, assim como para investimento na ampliação e revitalização de ciclovias. “As propostas já foram consideradas aptas à análise de operações de crédito, prosseguindo o processo para obtenção dos recursos em âmbito federal”, frisou Jessica Pedrosa, da Separ, também durante o evento.
“Somadas, todas essas medidas são vantajosas para o Município que, além de ser um dos pioneiros na operacionalização de ônibus elétrico, o que é bom para o meio ambiente e implica em redução de custos na operação do transporte coletivo. Somente pelo BRT, desde que começou a operar, há cinco anos, são mais 80 milhões de pessoas atendidas”, apontou o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Adriano Brasil.
Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba