quarta-feira, 24 de junho de 2026

Sorocaba - Caravana Cultural levará atrações ao Habiteto

 

A POPULAÇÃO PODERÁ CONFERIR, no sábado, 27/06, a Caravana Cultural que, nesta semana, levará atrações gratuitas ao bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), Zona Norte da cidade, das 15h às 20h. As atividades estarão disponíveis na Avenida Itavuvu, altura do nº 7.091, com apresentações circenses, praça de alimentação e atendimentos de serviços públicos.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o Douver Circus, a iniciativa tem como objetivo oferecer uma programação que integre lazer e cidadania, alcançando todos os públicos da cidade.

“A cada semana a caravana estará disponível em um ponto da cidade para garantir o acesso da população à arte e cultura. Esse é o compromisso da Secult para aproximar as famílias de atividades que oferecem mais lazer e qualidade de vida”, destacou o secretário da pasta, Thiago Delmonde.

A programação contará com oficinas esportivas e atrações do Douver Circus com o Palhaço Peteleco; Palhaço Mágico Batatinha Doce; e apresentações com personagens infantis, malabaristas e trapezistas. Uma feira de artesanato e empreendedores locais também estará disponível durante a Caravana.

Além das atividades culturais serão oferecidos atendimentos gratuitos e orientações dos seguintes serviços públicos: Médico na Praça, Exposição da Zoonoses e Projeto Cão Terapia da Guarda Civil Municipal (GCM), com o cão Luck.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Pilar do Sul - PSDB forma provisória encabeçada por Marcos Roberto

O SUPLENTE DE VEREADOR, Marcos Roberto Nogueira Pinto, é o novo presidente da Comissão Provisória do PSDB de Pilar do Sul. Antes de Marcos, o partido era presidido pelo tucano José Francisco. A posse do novo presidente e demais membros da provisória ocorreu na Câmara de Vereadores de Sorocaba, no sábado pela manhã, 20/06. O vereador Luiz Brisola (PSDB) assumiu  o cargo de tesoureiro e a ex-vereadora Tata da Caixa é a secretária da provisória. 
Á esquerda Marcos Baré/Marcos Roberto


Ao Sorocaba Geral, o novo presidente tucano, declarou que há mais de 20 anos ele milita no PSDB, e acrescentou que vai cumprir sua missão com dedicação. Além de políticos de Sorocaba como o ex-deputado federal Antonio Carlos Pannunzio, também participou do evento  o vereador de Salto de Pirapora, Marcos Baré (PSDB); e a presença de Paulo Serra ex-prefeito de Santo André. 

Não dá para viver sem notícia

Pilar do Sul - Beto Jordão ouve recomendação sobre foco e condução do PSD

 

ROBERTSON MAGALHÃES JORDÃO, O Beto Jordão, presidente do PSD de Pilar do Sul, reuniu-se com Martinelli, assessor do fundador do PSD, Gilberto Kassab, para tratar a respeito do foco e da condução do partido em Pilar do Sul. 

Martinelli (no centro da foto) enfatizou que o foco atual do PSD em Pilar do Sul deve ser intensificar o trabalho em prol do deputado federal Vitor Lippi, do PSD de Sorocaba, visando possibilitar a reeleição do deputado. Outra recomendação é reunir lideranças políticas com pretensão de discutir temas capazes de fortalecer e destacar o partido como legenda que discute assuntos considerados relevantes para Pilar do Sul.

A presidente da Câmara de Vereadores, de Pilar do Sul, a vereadora Karla Pagianotto, do mesmo partido, também participou do encontro, na terça-feira, 23/06, na capital paulista.  

Segredo da credibilidade é ser fiel ao fato

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Sorocaba - Encontro da Escola de Empreendedoras

 

A SECRETARIA DA MULHER (Semul), com o objetivo de estimular e oferecer suporte às mulheres empreendedoras de Sorocaba, promove encontros mensais com as interessadas, com o objetivo de capacitá-las com foco no desenvolvimento profissional.

Os encontros acontecem toda última terça-feira do mês, na Biblioteca Municipal, sendo que, para o de junho está com as inscrições já abertas e podem ser feitas online, pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/escola-de-empreendedoras/. Em cada encontro duas empreendedoras contarão um pouco de suas trajetórias, por vídeo, transmitindo informações sobre suas experiências.

A edição de junho acontece no dia 30, às 9h30, tendo como tema “Mulheres no Mapa: Como colocar sua empresa no topo da vitrine digital”. A orientadora será Christine Borba, analista de dados aplicado a negócios; analista e estrategista financeira e estrategista de Vendas, Marketing e Tecnologia. As vagas são limitadas.

Escola de Empreendedoras

Data: 30 de junho, às 9h

Local: Biblioteca Municipal, localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, nº 180, no Alto da Boa Vista

Link de inscrição: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/escola-de-empreendedoras/

Pilar do Sul - Vereadores incomodados com paternalismo barato criado há décadas

 HÁ MAIS DE SEIS DÉCADAS vereadores de Pilar do Sul criaram um tipo de paternalismo que continua sendo praticado atualmente. Pessoas da camada dos menos favorecidos procuram vereadores na Câmara de Vereadores, nas empresas onde os edis trabalham, ou na casa deles, e pedem dinheiro para pagar consumo de água, energia, cesta-básica de alimento e até passagem para visitar familiar privado de liberdade (em cadeia). Muitos pedintes fazem isso não por necessidade; é o habito de pedir, e são reconhecidos que fazem isso há anos. 

Esse tipo de paternalismo barato aumentou tanto, que gerou incômodo aos atuais vereadores. A maioria dos edis procura maneira para livrar-se dos pedintes, porém, enfrenta dificuldade e acaba cedendo. 

Aja dinheiro para atender tanta gente. Quem preside a Câmara recebe (bruto) subsidio R$ 5.208 reais; os demais vereadores recebem (bruto) R$ 3.720; nas duas situações aplica-se redução de 12% do INSS: a presidência recebe líquido R$ 4.946 e os outros ficam com R$ 3.298 reais (liquido). 

          Solução

Para acabar com isso os vereadores precisam deixar de atender os pedidos e informar aos pedintes que a função do vereador não é fazer assistência social. Orientá-los a bater à porta da Promoção Social, que é um braço do governo municipal, e além de critérios de triagem para identificar o perfil de quem necessita de assistência, ainda tem verba destinada ao atendimento das demandas. 

Quem viver verá   

Sorocaba - Inscrições para castração de cães e gatos

 

A PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), abriu inscrições para castração gratuita de cães e gatos de tutores da cidade no mês de julho. As vagas são limitadas e o morador já pode fazer o agendamento pelo link: https://tinyurl.com/castracao-julho2026.

O objetivo é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos também serão microchipados. O microchip é um dispositivo pequeno e seguro, do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele do animal. Ele contém um código exclusivo que pode ser lido por um leitor adequado, disponível na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, e inserido no banco de dados municipal, permitindo o acesso ao nome do tutor, endereço e telefone.

O processo para solicitar castração gratuita de cães e gatos na Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema é bem simples. Ao acessar o link: o munícipe deve fazer seu cadastro inicial, anexando um comprovante de residência atual e documento de identidade, e informando nome completo, data de nascimento, endereço completo, CPF, número de celular e e-mail. Em seguida, basta preencher um formulário, com os dados do animal que deseja castrar e escolher o melhor dia e horário entre os disponíveis para a cirurgia. O cidadão deve aguardar a análise da equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, confirmando a castração por e-mail, lembrando que as vagas são limitadas e voltadas apenas a moradores da cidade de Sorocaba.

A Seção de Proteção e Bem-Estar da Sema está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Sorocaba/Pilar do Sul/ Itapetininga - Beto Jordão é nomeado secretário parlamentar do Vitor Lippi

 

O EX-SECRETÁRIO DA SAÚDE DE VOTORANTIM, Robertson Magalhães Jordão, o Beto Jordão, (PSD de Pilar do Sul), desde quarta-feira, 17/06, está nomeado e empossado secretário parlamentar do deputado federal Vitor Lippi (PSD de Sorocaba). 

Beto  Jordão vai atuar no escritório regional de Vitor Lippi, em Sorocaba, e sua missão será estreitar a relação do deputado com prefeitos, vereadores e entidades da região. O trabalho tornará o deputado mais acessível e resultará ao parlamentar federal conhecimento detalhado das demandas de cada município e  isso favorecer pleitear emendas parlamentar. Um plano de ação mais intenso e abrangente

          Ajustado com Giriboni

Beto ainda falou ao Sorocaba Geral, que além de trabalhar para o deputado federal Vitor Lippi, ele (Beto) também firmou acordo com o deputado estadual Edson Giriboni (União Brasil de Itapetininga). Na região de Sorocaba, Beto vai exercer a função de aproximar autoridades política-administrativa, lideranças partidárias, líderes comunitários e entidades ao mandato do deputado Giriboni.

Segredo da credibilidade é ser fiel ao fato    

  

Piedade/Pilar do Sul - Justiça determina anulação do PAD da Prefeitura de Piedade contra Beto Jordão

Robertson Magalhães Jordão, mais conhecido por Beto Jordão, (do partido PSD) esteve secretário de Saúde, até o fim da gestão do então prefeito de Piedade, José Tadeu de Resende. Em 04 de janeiro de 2021, Beto Jordão pediu para ser dispensado do cargo. No início daquele ano, o prefeito Geraldo Camargo, apelidado por Geraldinho assumiu a Prefeitura de Piedade. Havia um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em curso a respeito de suposta negligência de Beto Jordão na gestão de um contrato de prestação de serviços de uma organização social na Secretaria de Saúde de Piedade. Três meses após sua posse, o prefeito Geraldinho deliberou pela punição de Beto Jordão, destituindo-o do cargo de secretário da Saúde. O ato do prefeito não fora publicado no Jornal Oficial do Município. 

Em 2024, Beto Jordão estava secretário de Saúde em Salto de Pirapora. Ele pediu dispensa do cargo de secretário em Salto de Pirapora, e depois lançou-se candidato à prefeito de Pilar do Sul, onde reside. A 318ª Justiça Eleitoral em São Miguel Arcanjo indeferiu a candidatura de Beto Jordão, por causa do resultado do PAD da Prefeitura de Piedade. Após ser indeferida sua candidatura, Beto Jordão ajuizou ação judicial pedindo anulação do PAD. Ao recorrer em segunda instância (TRE) sua campanha eleitoral continuou.

Recentemente, o juiz Jamil Nakad Júnior da 2ª Vara do Fórum de Piedade julgou o mérito da ação a favor de Beto Jordão. O magistrado anulou o PAD, ao enxergar vicio de ilegalidade no resultado do PAD, porque Beto Jordão não era servidor de carreira; sua situação era agente político. O julgador ainda anulou o ato do prefeito que deliberou pela destituição de Beto Jordão do cargo de secretário de Saúde, pois houve erro pela falta de publicação do ato administrativo no Jornal Oficial do Município. Por fim, o juiz condenou o Município pagar custas processuais e honorários advocatícios. 

            Leia íntegra da sentença

Com fundamento no artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil, JULGO PROCEDENTE o pedido formulado por Robertson Magalhães Jordão em face do Município de Piedade, para: (1) declarar a nulidade do Processo Administrativo Disciplinar nº 5.832/2020, instaurado pelo Município de Piedade em face do autor, por vício de ilegalidade consistente na incompetência material para a sujeição de agente político ao regime disciplinar previsto na Lei Municipal nº 3.112/1999, bem como pela inaplicabilidade das penalidades nela previstas a quem não detinha vínculo estatutário com o ente público; (2) declarar a ineficácia jurídica do ato decisório de 11 de março de 2021, que homologou a deliberação da Comissão Processante pela aplicação da pena de destituição, ante a ausência de publicação no órgão oficial do Município e a expressa declaração de prejuízo da sanção proferida pela própria autoridade julgadora; (3) determinar que o Município de Piedade, no prazo de dez dias, proceda ao cancelamento e ao arquivamento definitivo do PAD nº 5.832/2020, abstendo-se de atribuir-lhe qualquer efeito jurídico, inclusive para fins de registros funcionais, certidões ou declarações que façam referência à penalidade declarada prejudicada. Condeno o réu Município de Piedade ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, que fixo em dez por cento sobre o valor da causa, nos termos do artigo 85, § 2º, do Código de Processo Civil, atualizado monetariamente desde o ajuizamento. Transitada em julgado, expeça-se certidão do inteiro teor desta sentença para as finalidades que o autor requerer, inclusive eleitorais. Publique-se. Intimem-se. Piedade, 12 de junho de 2026. 

Não dá para viver sem notícia

terça-feira, 16 de junho de 2026

Sorocaba - "Medico na Praça" vai atender no Jacutinga


A PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria da Saúde (SES), segue com o “Médico na Praça”, na quarta,17/06 e quinta-feira (18), o veículo atenderá no Jacutinga, Zona Norte da cidade. O endereço é na Rua Jacutinga – antiga travessa 7, nº 1.600 (estacionamento da Igreja da Congregação Cristã do Brasil).

Na sexta-feira (19), das 8h às 13h, com o “Médico na Praça”, na Vila Hortência, Zona Leste da cidade. O endereço é na Rua Manoel Lopes, 441, Vila Hortência.

A ação conta com uma clínica móvel e estrutura com acomodação para aguardar a consulta, permitindo o acolhimento por demanda espontânea de adultos. É necessário apresentar documento de identificação com foto. O atendimento visa trazer diagnóstico precoce de condições crônicas, como hipertensão e diabetes, além de fortalecer o vínculo entre a população e a rede de saúde.

A iniciativa atua como extensão da rede assistencial, sendo direcionada prioritariamente a bairros e territórios com maior vulnerabilidade social ou que apresentem barreiras geográficas que dificultem o acesso aos serviços de saúde.

Também são ofertados aferição de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, entre outros), atendimento de enfermagem, além da consulta médica do projeto. Os locais das próximas ações serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba/Pilar do Sul - Treinamento de 110 novos Guardas Civis

 

A SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA (Sesu), por meio da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, iniciou, na terça-feira, 16/06, o Curso de Formação para 110 alunos. Destes, 102 são de Sorocaba —20 mulheres e 82 homens — e oito da Guarda Municipal de Pilar do Sul.

As atividades tiveram início na segunda-feira (15/06), com a integração dos novos servidores junto à Secretaria de Recursos Humanos (SERH). Já nesta terça-feira (16), os alunos iniciaram oficialmente a etapa de formação profissional, que terá duração aproximada de seis meses.

Durante o curso, os futuros guardas serão capacitados conforme a Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Civis Municipais, estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A grade curricular contempla disciplinas relacionadas à legislação, direitos humanos, cidadania, atuação preventiva e comunitária, gerenciamento de conflitos, técnicas de patrulhamento, procedimentos operacionais, defesa pessoal, armamento e tiro, fiscalização de trânsito e utilização dos equipamentos institucionais.

Como integrantes de outra turma em formação, 42 aprovados no concurso de ingresso na GCM participam de treinamento similar, desde o dia 13 de maio deste ano. Da mesma forma, são 840 horas de capacitação, incluindo aulas teóricas e práticas, mais curso de tiro e estágio supervisionado.

Ao término do curso, os novos guardas, de ambas as turmas, estarão aptos a integrar o efetivo da GCM, reforçando as ações de segurança preventiva e comunitária desenvolvidas em benefício da população.

“A iniciativa reafirma o compromisso da Secretaria de Segurança Urbana com a valorização e qualificação permanente dos profissionais responsáveis pela proteção e bem-estar dos cidadãos, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública no município”, destaca o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

A capacitação também enfatiza a integração da GCM ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), fortalecendo a atuação conjunta com as demais instituições e promovendo uma formação pautada nos princípios da legalidade, proximidade com a comunidade e proteção dos direitos fundamentais.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba 

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Sorocaba - Inaugurada sala de mediação de conflito na Escola Professor Benedicto Cleto

 

ALUNOS DA E.M. “Prof. Benedicto Cleto” vivenciaram uma experiência muito especial, na terça-feira, 09/06, ao participarem da cerimônia de implantação do espaço de conciliação decorrente das ações do projeto “De pequeno que se aprende a conciliar”. Trata-se da primeira experiência em nossa região e a segunda, em todo o estado. O objetivo é a formação de crianças conciliadoras, com foco na mediação de conflitos no ambiente escolar.

O projeto está sendo realizado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em parceria com a OAB Sorocaba, por intermédio das Comissões “OAB Vai à Escola” e de Resolução de Conflitos, e com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) de Sorocaba.

Sorocaba é a segunda cidade a receber o projeto, após a experiência ser aplicada também no município de Itaquaquecetuba (SP). A iniciativa tem como objetivo capacitar educadores e crianças para o uso de práticas autocompositivas, incentivando o diálogo, a escuta ativa e a cultura da paz entre crianças e adolescentes, além de contribuir para a redução de conflitos no ambiente escolar.

A advogada e presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Fabiana Guilherme, falou um pouco sobre a relevância desse momento. “Hoje é o dia da entrega da Sala de Conciliação, nesta escola. E resulta de um trabalho iniciado lá em janeiro, quando começamos a trabalhar para transmitir os fundamentos da conciliação e da medicação. Hoje, portanto, é o encerramento de um ciclo de preparo, mas é somente o começo do nosso trabalho. A partir de agora, com certeza, vamos acompanhar o desenvolvimento desses alunos, na prática da conciliação. E, para nós, é um momento de muita alegria”, resumiu Fabiana.

A desembargadora do Tribunal Regional Federal, da 3ª Região, Ana Lúcia Iucker, também compareceu à cerimônia e ressaltou a importância do projeto. “Estou aqui representando o gabinete da conciliação do Tribunal. A importância desse projeto é ímpar. Sorocaba é a segunda cidade do país a desenvolver esse projeto, que faz com que as crianças percebam o quão poderosas elas são para resolver conflitos, eliminar todo tipo de coisas que são contra a própria natureza infantil, quando começam a conviver com diferenças, a conhecer, respeitar e a viver a cultura da paz. E isso é sensacional! Fiquei muito feliz de vir e poder presenciar tudo isso”

Essa iniciativa é um projeto já premiado, na categoria “Instrutores de Mediadores e Conciliadores”, na 15ª edição do Prêmio Conciliar é Legal.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Pilar do Sul - Vereador Laércio Maia responde suposto conflito de interesse na Comissão de Ética da Câmara

 

O VEREADOR LAÉRCIO MAIA, (REPUBLICANOS), E MEMBRO DA BANCADA GOVERNISTA NA CÂMARA DE VEREADORES DE PILAR DO SUL, responde na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar por suposto conflito de interesse. 

O vereador exerce o primeiro mandato, e também trabalha na Funerária Leme de Pilar do Sul. Uma provocação anônima apresentada na Ouvidoria da Câmara citou o caso do vereador exercendo o mandato e trabalhando numa permissionária de serviços públicos municipais, o que configuraria conflito de interesse. 

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores remeteu o caso à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que já trabalha no caso notificando o vereador e aguardando a defesa  dele em dez dias. Após ouvi-lo e emitir parecer, a Comissão de Ética encaminhará o caso ao plenário da Casa, para decidir o destino do vereador.

Não dá para viver sem notícia

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Sorocaba - Aumenta golpes envolvendo compra, venda e aluguel de imóveis

 OS GOLPES ENVOLVENDO compra, venda e aluguel de imóveis têm se multiplicado em Sorocaba, acompanhando a escalada dos crimes de estelionato no estado de São Paulo, que já somam cerca de 448 mil ocorrências por ano — o equivalente a mais de 50 golpes por hora —, com crescimento de 553% desde 2018, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025.

Para evitar esse tipo de fraude, os Cartórios de Registro de Imóveis disponibilizam o site oficial RI Digital (ridigital.org.br), plataforma que reúne dados de mais de 20 milhões de propriedades em todo o estado e que permite consultar quem é o verdadeiro proprietário do imóvel, qual é a sua situação jurídica atual e se existem impedimentos legais para a sua venda.

Pelo sistema é possível solicitar a certidão digital da matrícula, documento que reúne todo o histórico da propriedade e identifica o proprietário atual, além de apontar a existência de penhoras, dívidas, indisponibilidades ou outros bloqueios que possam impedir a transferência do bem.

A ferramenta atua justamente no ponto mais vulnerável das negociações fraudulentas: a falta de verificação em base oficial. Isso porque anúncios, contratos de gaveta e documentos particulares apresentados durante a negociação podem ser falsificados.

Entre os golpes mais comuns estão a venda de imóveis por falsos proprietários, a oferta de propriedades inexistentes ou que não estão à venda, a negociação do mesmo bem para várias pessoas e a ocultação de dívidas ou restrições que impedem a transferência. Um cenário em que ter acesso à informação correta passou a ser o diferencial entre realizar um investimento seguro ou assumir um prejuízo que pode comprometer economias de uma vida inteira.

Casos recentes, como a autuação de falsos corretores e a desarticulação de uma quadrilha que operava em seis estados e causou prejuízos estimados em R$ 12 milhões, mostram como o impacto dessas fraudes pode atingir pessoas de qualquer perfil. Em muitos episódios, as vítimas só descobrem o golpe ao tentar formalizar a escritura ou registrar o imóvel, quando constatam que o vendedor não é o proprietário ou que há impedimentos legais desconhecidos.

"A segurança jurídica é o pilar de qualquer transação imobiliária. Em um cenário onde as fraudes se tornam cada vez mais sofisticadas, o registro de imóveis atua como o escudo do cidadão. Consultar a matrícula pelo RI Digital antes de fechar qualquer negócio não é apenas uma cautela, é a única garantia de que o comprador não está adquirindo um problema ou sendo vítima de um estelionato", afirma George Takeda, presidente da Associação de Registradores de Imóveis de São Paulo (Arisp).


Como se proteger

Antes de qualquer pagamento, o comprador pode acessar o RI Digital (ridigital.org.br) para verificar as informações do imóvel diretamente na base oficial. Caso ainda não tenha o número da matrícula, é possível utilizar a pesquisa para identificar imóveis vinculados ao CPF ou CNPJ do suposto vendedor.

Com a matrícula localizada, o passo essencial é solicitar a certidão digital atualizada, documento que confirma quem é o proprietário e apresenta todo o histórico do bem, incluindo eventuais dívidas, penhoras ou restrições. A orientação é só avançar na negociação após conferir se o imóvel está, de fato, em nome de quem está vendendo e se não há impedimentos legais para a transação.


Sobre a Arisp

A Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo é a entidade representativa dos oficiais de Registro de Imóveis do estado. Sua missão é promover a união da classe, o aprimoramento técnico da atividade e a integração tecnológica das unidades paulistas.

A associação atua na defesa institucional da categoria e na implementação de soluções que garantam maior segurança jurídica, eficiência e desburocratização dos serviços imobiliários para a sociedade e para o desenvolvimento econômico de São Paulo.


Assessoria de Imprensa

Assessores: Alexandre Lacerda e Mariana Nerome

Tel: (11) 99614-8254 / (13) 97424-2453

E-mail: alexandre@infographya.com / mariana.nerome@infographya.com

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Quem aposta em jogos online candidata-se ao fracasso financeiro

AO OUVIR COMENTÁRIOS que apostadoress perdem muito dinheiro em jogos online, Sorocaba Geral procurou saber como acontecem as apostas e porque as pessoas perdem montante de quantias financeiras. Um apostador declarado viciado no jogo Tigrinho, relatou que viciou-se no jogo em duas semanas. O mesmo esclareceu que a plataforma oferece bônus para atrair apostadores, e em curto período acontece o que a pessoa menos espera, o vício, e começa perder muito dinheiro. 

Ele seguiu afirmando que algumas vezes o apostador é premiado, mas dependendo do prêmio, não pode sacar o valor total, pois existe limite de saque diário. No dia seguinte o apostador volta jogar, e acaba perdendo o dinheiro que não sacou, então, aposta mais dinheiro, e no final perde tudo. Mas como já está viciado, volta apostar outras vezes. Ao perder muito dinheiro, o apostador continua apostando tentando recuperar o montante, no entanto não consegue. 

          Um influencer

O Blog conversou com um influencer, que tem 21 mil seguidores no Facebook, ele era pago para divulgar a plataforma de apostas, e ele informou que seus seguidores relatavam que perdiam muito dinheiro, e também  não conseguiam parar de jogar. Disse que alguns seguidores de sua página apostaram dinheiro que estava reservado em bancos, e outros venderam bens e tentaram à sorte; todos perderam.   

Devido aos relatos dos seguidores, o influencer decidiu apostar algumas vezes. Ele não perdeu quantia alta de dinheiro pelo fato de jogar à titulo de constatação. Ao constatar a veracidade, ele deixou de jogar e rescindiu o contrato com a plataforma. O influencer declarou que sentiu sua consciência acusada por divulgar um jogo que levava pessoas ao fracasso financeiro. 

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Pilar do Sul - Vereadores pedem regulamentação para circulação de motos e bicicletas elétricas

 O VEREADOR TOMIO MAEDA é autor de indicação ao prefeito Clayton Machado (Republicanos), estudo objetivando providências para regulamentação de circulação de motos e bicicletas elétricas em Pilar do Sul. 

A iniciativa do edil Tomio, tem apoio dos vereadores Luiz Brisola, Karla, Isabel, João Brisola, Vagner Batista e Claudio de Goes. Veja vídeo abaixo o vereador Claudio de Goes falando na tribuna da Casa a respeito do tema.



segunda-feira, 1 de junho de 2026

Sorocaba - Fundo Social prorroga prazo de inscrições para Casamento Comunitário

 

OS CASAIS DE SOROCABA interessados em oficializar a união no Casamento Comunitário 2026 agora poderão se inscrever até o dia 15 de junho. O evento é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a edição deste ano terá vagas disponíveis para até 300 casais.

Um dos critérios avaliados para a seleção dos participantes é a renda familiar. As inscrições dos interessados poderão ser feitas até o dia 15 de junho, de forma on-line, pelo site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou direto pelo link: tinyurl.com/casamentocomunitario2026.

Realizando a inscrição será emitido um protocolo de efetivação da inscrição.

Quem não conseguir realizar a inscrição pelo site, pode ir pessoalmente, de segunda a sexta-feira, exceto em dias de feriados e pontos facultativos, ao Fundo Social de Solidariedade, que está localizado no 4º andar do Paço Municipal de Sorocaba, que fica na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, das 8h às 16h30.

Todos os casais inscritos deverão participar previamente do curso de noivos, em data e local a serem divulgados posteriormente. A cerimônia ecumênica está programada para o mês de novembro, em data também a ser divulgada, sendo que para participação desta é obrigatório que o casal tenha formalizado a união através do Programa Casamento Comunitário 2026. 

Critérios para a inscrição:

Um dos inscritos – noivo (a) – ser morador da Cidade de Sorocaba.

Somatória de Renda do Casal não pode ultrapassar 03 salários mínimos.

Documentos para efetivar a inscrição:

Os interessados em oficializar sua união no evento organizado pelo Fundo Social deverão apresentar os seguintes documentos: 

carteira de trabalho ou holerite atual para comprovação de renda, sendo que o valor total da renda familiar não poderá ultrapassar o equivalente a três salários mínimos de renda bruta mensal; 

comprovante de endereço recente (pelo menos, um dos noivos deve residir em Sorocaba); 

RG, CPF ou CNH dos noivos;

Se solteiro: certidão de nascimento dos noivos; 

Se divorciado: certidão de casamento com averbação do divórcio; 

Se o participante tiver constituído união estável anteriormente, deverá apresentar sentença judicial, ou, se for o caso, escritura pública extintiva da união estável anterior; 

Se viúvo, certidão de casamento e de óbito do cônjuge; 

Nome completo e também a data de nascimento ou de óbito dos pais dos noivos; 

Se um dos noivos tiver menos de 18 anos, exige-se o comparecimento dos pais ou de representantes legais, munidos de documentação, conforme edital.

Todas essas informações podem ser obtidas no edital de chamamento do evento, publicado no jornal “Município de Sorocaba” no dia 30 de abril, que pode ser conferido pelo link: http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/

Também é possível obter mais informações pelo telefone: (15) 3238-2503, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 ou, ainda, diretamente no Fundo Social de Solidariedade

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

terça-feira, 26 de maio de 2026

Sorocaba - Casa do Trabalhador atenderá no Mutirão do Emprego

 

EXCEPCIONALMENTE, na terça-feira, 26/05, a Casa do Trabalhador estará fechada. Os serviços da unidade serão prestados no 49.º Mutirão de Empregos, a partir das 9h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, localizado na Avenida Itavuvu, 11.777, no Jardim Santa Cecília.

Além dos atendimentos no Mutirão, o munícipe que quiser se candidatar a uma vaga de emprego poderá buscar atendimento em uma das unidades da Casa do Cidadão (Paço Municipal, Éden, Itavuvu, Ipanema, Ipiranga, Pátio Cianê Shopping, Nogueira Padilha e Brigadeiro Tobias).

A Casa do Trabalhador retomará os atendimentos na Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro, normalmente nesta quarta-feira (27), das 8h às 16h. Mais informações pelo WhatsApp (15) 99149-2474.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Sorocaba - Cras Móvel no São Bento II


A PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), levará os atendimentos do Cras Móvel, na quarta-feira, 27/05, aos moradores do Parque São Bento 2. O veículo ficará estacionado em frente à praça localizada na Rua Odilon Walter com a Viela 1, em frente a Mercearia Souza. É o mesmo local onde ocorre a Feira Noturna do Parque São Bento 2.

O intuito da ação, que ocorre semanalmente às quartas-feiras, é aproximar ainda mais o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da população, levando os serviços socioassistenciais oferecidos nas unidades fixas, como Cadastro Único (CadÚnico), orientações sobre benefícios sociais, campanhas educativas, entre outros.

O Cras Móvel conta com uma van exclusiva equipada com toda a estrutura para atender à população, com qualidade e conforto. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6900.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba 

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Sorocaba - Prefeitura vai contratar estudantes para meio período

 

A PREFEITURA DE SOROCABA ABRIRÁ, a partir de junho, processo de contratação de menores aprendizes para atuação em meio período na Administração Pública Municipal. Os selecionados receberão beneficio de até R$ 1.300,00 mensais.

As oportunidades integram o Programa Municipal de Aprendizagem Social, iniciativa voltada à ampliação do acesso de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho e à experiência profissional no serviço público.

Os interessados devem acompanhar as informações oficiais sobre o recrutamento, que serão divulgadas a partir do dia 1º de junho no portal e nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, através do
site https://www.sorocaba.sp.gov.br/. E nas redes sociais @prefeituradesorocaba.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Sorocaba - Médico na Praça atende no Jd Santa Marta

 

A PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria da Saúde (SES), seguirá, de segunda a quarta-feira (18 a 20 de maio), das 8h às 13h, com o “Médico na Praça”. Nesta semana, o o programa ocorre no Jardim Santa Marta, Zona Norte da cidade. O endereço é na Alameda Família Nagahara (em frente ao supermercado Ipê).

A ação conta com uma clínica móvel e estrutura para acomodação para aguardar a consulta, permitindo o acolhimento por demanda espontânea de adultos. É necessário apresentar documento de identificação com foto.

O atendimento visa trazer diagnóstico precoce de condições crônicas, como hipertensão e diabetes, além de fortalecer o vínculo entre a população e a rede de saúde.

A iniciativa atua como extensão da rede assistencial, sendo direcionada prioritariamente a bairros e territórios com maior vulnerabilidade social ou que apresentem barreiras geográficas que dificultem o acesso aos serviços de saúde.

Também serão ofertados aferição de sinais vitais (pressão arterial, glicemia capilar, entre outros), atendimento de enfermagem, além da consulta médica do projeto. Os locais das próximas ações serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

sábado, 16 de maio de 2026

Sorocaba - Inaugurada base da Guarda Municipal no Parque das Águas


A PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), inaugurou nova Base Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM) no Parque das Águas. A unidade funciona 24 horas, contando com efetivo permanente da GCM. A iniciativa faz parte da proposta de descentralização dos serviços da Corporação, que para aumentar a sensação de segurança e ampliar o conceito de polícia comunitária, mais próxima à população.

A nova base, na Rua Antônio Joaquim Santana, no Jardim Maria do Carmo, conta com equipe de dois GCMs e uma viatura fixa no parque, 24 horas, destinada ao atendimento nas imediações. A medida amplia a capacidade de patrulhamento preventivo e proporciona respostas mais rápidas às demandas locais e eficiência nos trabalhos.

“Nesse local, no passado, funcionou uma base da GCM. Ela tinha sido desativada por falta de efetivo. Agora, ela foi toda reformada e a formação de novos guardas e ampliação do efetivo permite retomar esse atendimento à população”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante a solenidade de inauguração da nova base.

O espaço, junto à arena do parque, foi todo reformado pela Secretaria de Serviços Públicos (Serpo), a partir de recursos provenientes de emenda parlamentar ex-deputado federal Guiga Peixoto. “O investimento total soma cerca de R$ 1 milhão, incluindo reformas, adequações de acessibilidade na base da GCM e no anfiteatro”, apontou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida.

A escolha do local para a base foi estratégica, diante da alta demanda de usuários do parque, sobretudo nos fins de semana. Os frequentadores desse logradouro público e moradores da região poderão acionar a GCM pelo telefone 153, canal direto de atendimento à população, ou comparecendo pessoalmente à base, que também funcionará como ponto de apoio e acolhimento para os cidadãos.

“A nova Base Comunitária foi planejada ainda para garantir melhores condições de trabalho aos guardas municipais. O espaço é dotado toda a infraestrutura necessária ao bom desempenho das atividades operacionais da GCM”, disse o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia, durante o ato de inauguração.

A base leva o nome de Estanislau Machado, ex-GCM que marcou história da Corporação, devido à sua dedicação, humanidade e amor à profissão. Durante sua trajetória na instituição, antes de se aposentar, destacou-se especialmente pelo trabalho no Terminal Santo Antônio, local que considerava sua segunda casa. Faleceu em 2025.

A homenagem ao ex-GCM partiu de projeto de lei do vereador Silvano Júnior. “Esse ato representa o reconhecimento público de uma trajetória honrada a serviço da população, de proteção à cidade e de fortalecimento da instituição que tanto amou”, frisou o comandante geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra, ao lado de Leila Maria Machado, viúva do homenageado, e de demais familiares.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Votorantim/Pilar do Sul - Ex-secretário de Saúde de Votorantim declara motivação para pedir dispensa do cargo

 

O EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE VOTORANTIM, Robertson Magalhães Jordão, conhecido por Beto Jordão, desligou-se oficialmente do cargo na quarta-feira, 06/05. Procurado por Sorocaba Geral, o ex-secretário expôs razões que ele considerou importantes para abdicar o cargo. 

Sorocaba Geral: qual situação motivou-o deixar o cargo?

- Eu nunca esmoreci diante de desafios, e quem conhece gestão pública sabe que um início de governo é desafiador, porque é necessário articulações, identificar gargalos de demandas, planejamentos e execução de projetos; e esses temas foram tratados e desenvolvidos na área que estive administrando. No início deste ano, eu decidir deixar o cargo para dedicar-me a um projeto mais amplo, que é trabalhar com deputados em municípios da região de Sorocaba. Outro ponto motivador é um projeto que desenvolvo há anos na área da Saúde que poucas pessoas sabem, oriento e encaminho pessoas para diversos procedimentos de saúde. Esse trabalho terá mais afinco. E por fim, percebi a necessidade de organizar e afinar mais meu grupo político em Pilar do Sul; dialogar mais com vereadores do nosso grupo pois temos pautas interessantes no município pilarense. 

Segredo da credibilidade é ser fiel ao fato

   

terça-feira, 12 de maio de 2026

Pilar do Sul - Prefeito Clayton nomeia secretário Jurídico experiente

 

O PREFEITO CLAYTON MACHADO (Republicanos) vai assinar portaria essa semana nomeando o novo secretário Jurídico da Prefeitura de Pilar do Sul. 

Será o experiente Marcello Alkmin de Carvalho, que trabalhou em 2017 como secretário dos Negócios Jurídicos, na gestão do então prefeito de Salto-SP, José Geraldo Garcia. 

Marcello ( na foto acima) reside em Salto, e decidiu ir morar em Pilar do Sul. Segunda-feira, 11/05, ele esteve no Paço para conhecer sua equipe e conversar com demais secretários do governo Clayton.

Aqui a notícia chega chegando!   

Sorocaba - Mulheres são presas por furtarem R$ 500 mil em joias


A POLÍCIA CIVIL DE SOROCABA (Deinter 7) prendeu duas mulheres suspeitas de furtar um apartamento de alto padrão na região central da cidade. A ação ocorreu na terça-feira, 05/05, durante a operação “Ponto de Fusão”, que é um desdobramento de uma investigação iniciada após o crime, registrado no dia 14 de março.

Foi apurado que as criminosas conseguiram enganar o sistema de segurança do condomínio ao se passarem por parentes da moradora, que estava em viagem. Após entrarem no imóvel, elas arrombaram um cofre e levaram diversas joias de família, avaliadas em cerca de R$ 500 mil.

Durante o andamento das investigações, agentes do 3º Distrito Policial identificaram as autoras do crime: duas jovens de 18 anos, moradoras da cidade de São Paulo. Com base nas provas reunidas, equipes se deslocaram até a capital paulista para cumprir mandados judiciais nos bairros Vila Guarani, Cambuci e Bela Vista.

As envolvidas foram localizadas e presas. Durante as diligências, os policiais apreenderam perfumes e aparelhos celulares provenientes do crime. Formalmente indiciadas, as duas confessaram o furto e afirmaram que já teriam utilizado o mesmo modo de operação em outras ocasiões e em diferentes localidades, incluindo o estado do Rio de Janeiro.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso e verificar a possível atuação de uma organização criminosa especializada nesse tipo de ação. As mulheres permanecem à disposição da Justiça.

Fonte: Deinter 7 - dss

NOVO_RODAPÉ.png

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Sorocaba - Prefeitura de Bairro em Bairro ouve demandas de moradores do Residencial Mont Blanc

 

O PROGRAMA “PREFEITURA DE BAIRRO EM BAIRRO”, na manhã de sexta-feira, 08/05, ocorreu na Zona Sul da cidade, para ouvir demandas de moradores do Residencial Mont Blanc. A maioria delas tem relação com mobilidade urbana nos arredores, além de ampliação do abastecimento de água na região.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), João Alberto Corrêa Maia (Segurança Urbana), Fábio Duarte (Desenvolvimento Econômico), Luiz Antonio Zamuner (Cultura), Jessica Pedrosa (Parcerias), Antonio Genezzi (Administração e Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal), Sérgio Barreto (Governo e Habitação e Regularização Fundiária), Fernando Marques (Educação), Maurício Campanati (Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Adriano Brasil, (presidente da Urbes – Trânsito e Transporte), Glauco Fogaça (diretor-geral do Saae/Sorocaba), Giovane Mateus Neves (ouvidor-geral do município) e Evandro Bueno (Gabinete Central), além do vereador Fernando Dini.

Para coibir abuso de velocidade de motoristas e evitar acidentes, a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai providenciar, em 15 dias, a instalação de lombada na Av. Adolpho Massaglia, 837, junto à entrada daquele residencial, assim como serviços de tapa-buraco. A duplicação do único trecho de mão única dessa via será objeto de discussão por parte do Poder Público e uma comissão de moradores, para identificar detalhes e buscar alternativas, uma vez que há processo judicial em trâmite, devido à necessidade de desapropriações para execução da obra.

Atendendo pedido da comunidade, a Administração Municipal, também via Semob, vai notificar a concessionária que administra a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), para melhorias na sinalização viária e iluminação pública, nas proximidades do acesso ao residencial, bem como de fiscalização para coibir irregularidade de trânsito na margem da estrada, utilizada irregularmente por motoristas, como desvio.

Quanto à possibilidade de melhorias no abastecimento de água nessa região da cidade, o Saae/Sorocaba adiantou que já planeja a construção de novo reservatório, cuja intenção, inclusive, consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município para 2027. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo que a autarquia busca maneiras para financiá-lo, bem como para tentar antecipar a obra.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Sorocaba - Smart Sampa ajuda capturar 75 foragidos e recuperação de 147 veículos

 

O SMART SAMPA SOROCABA, sistema de videomonitoramento inteligente da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Mobilidade (Semob) e de Segurança Urbana (Sesu), completa um ano em maio, com importantes resultados.

Entre os atendimentos feitos a partir de informações identificadas pelo programa, de abril de 2025 a março de 2026, estão as detenções de 75 pessoas procuradas pela Justiça e a recuperação de 147 veículos furtados, roubados ou com outras irregularidades.

“Os resultados do Smart Sampa Sorocaba nos mostram a importância de investimentos em inteligência em segurança pública, permitindo agir preventivamente e garantindo pronta resposta em ações voltadas à melhor qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Integrado ao Centro de Operações Operacional Integrado (CCOI) onde atuam agentes da Semob e da Guarda Civil Municipal (GCM), o Smart Sampa Sorocaba dispõe de uma infraestrutura com mais de 1.500 câmeras, incluindo equipamentos eletrônicos de detecções de faces e de leitura de placas de veículos, distribuídos por ruas e avenidas da cidade, escolas, terminais de ônibus e estações do BRT, entre outros prédios e espaços públicos municipais.

A tecnologia permite a identificação em tempo real de pessoas e de veículos e, a partir do o cruzamento das informações com os bancos de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o acionamento imediato das autoridades, neste caso, da GCM e Polícia Militar.

No período de abril de 2025 a março de 2026, os registros Smart Sampa Sorocaba somam 96.389.587 identificações de veículos em tempo real por câmeras, além da outras 266.783.067 por equipamentos eletrônicos de monitoramento; e 3.600.493 de identificações de pessoas por detecção de faces.

A estrutura do CCOI conta ainda com o Centro de Inteligência Urbana, popularmente conhecido como “Setor Cérebro”, responsável por fornecer relatórios estratégicos e informações qualificadas nas áreas de mobilidade urbana, transporte público, segurança viária e defesa civil. O “Setor Cérebro” integra, analisa e interpreta informações em tempo real, a partir das ferramentas tecnológicas que são utilizadas pela Semob e GCM, como os sistemas Smart Sampa Sorocaba, Muralha Eletrônica, Waze for Cities, semáforos inteligentes, Protege Mulher, entre outras, oferecendo suporte direto à tomada de decisão estratégica e operacional.

“O Smart Sampa Sorocaba é uma ação pública, envolvendo ainda a iniciativa privada, as forças policiais e a Prefeitura de Sorocaba, e vai crescer ainda mais, com novos pontos de monitoramento que estão em fase de estudos. A ação ocorre sempre de forma integrada entre as partes, garantindo agilidade e eficiência”, completa o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba - Caravana Cultural levará atrações ao Habiteto

  A POPULAÇÃO PODERÁ CONFERIR, no sábado, 27/06, a Caravana Cultural que, nesta semana, levará atrações gratuitas ao bairro Ana Paula Eleut...