quinta-feira, 15 de maio de 2025
Pilar do Sul - Prefeitura perdeu senso do termo inércia?
PREFEITURA DE PILAR DO SUL é criticada por comerciantes, empresários, moradores e vereadores porque diversas áreas públicas e particulares estão tomadas por mato, materiais de construção ou móveis velhos, a situação demonstra praticamente abandono.
Recentemente, em uma sessão na Câmara de Vereadores o vereador Cal Motos (PSD) reclamou o fato na tribuna da Câmara, e dias depois retornou à tribuna para afirmar que conversou pessoalmente com o prefeito pedindo ação de limpeza na cidade.
Um morador da cidade inconformado com a inércia da prefeitura, registrou por meio de fotos trechos de calçadas obstruídas por mato, material de construção ou por lixo e enviou ao Sorocaba Geral.
É pertinente ressaltar que é obrigação da Prefeitura exigir que o proprietário de um imóvel proceda limpeza da calçada, um espaço público destinado aos pedestres e cadeirantes. No caso de terreno público ou orgão da municipalidade, o dever de limpeza é da própria prefeitura.
Veja fotos abaixo
Rua Rineu Roberto de Carvalho |
Av. José de Nobrega |
Rua Professor Eloy Lacerda |
Rua do Ginásio de Esportes Pedro Batista |
Avenida José de Nobrega |
Situação no Jardim Marajoara, há quarenta dias
quarta-feira, 14 de maio de 2025
Sorocaba - Entregue complexo viário que interliga duas avenidas na região do Bairro Iporanga
PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), entregou, na terça-feira, 13/05, as obras do viaduto “José Júlio de Oliveira”, complexo viário que interliga as avenidas Fernando Stecca e Independência, na região do bairro Iporanga.
O investimento foi de R$ 11,8 milhões, como parte do programa “Sorocaba Tem Pressa”, iniciativa criada em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área.
O prefeito Rodrigo Manga enalteceu a importância dessa grande melhoria para a cidade. “Agradeço pelo trabalho e toda a dedicação dos nossos secretários municipais e da Câmara Municipal que vem nos apoiando de forma incondicional, e não foi diferente na construção de mais esse viaduto, uma obra importante para a mobilidade urbana e que valoriza ainda mais a nossa cidade”, destacou o prefeito.
A construção, que teve início em abril do ano passado, foi executada pela Construtora Etama Ltda., vencedora de licitação, e a partir de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A travessia aérea do viaduto tem 23 metros de extensão, com duas faixas de rolamento e calçamento para pedestres.
“É um prazer e uma alegria estar aqui com vocês hoje. Agradeço ao prefeito Rodrigo Manga pela oportunidade de nos permitir desenvolver projetos tão importantes para a cidade de Sorocaba. Esse equipamento vai fazer toda a diferença nesta região”, enfatizou a secretária de Parcerias, Jéssica Pedrosa.
A nova estrutura proporcionará mais agilidade no trânsito local, principalmente nos horários de pico. “Esse é mais um evento importante. Trabalhamos incansavelmente para a inauguração deste viaduto, com toda a segurança viária e tão importante para a mobilidade urbana”, enfatizou o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.
A Avenida Fernando Stecca, implantada com duas pistas de rolamento separadas por canteiro central, é uma das principais vias de acesso à Zona Industrial. Ao longo da via, existem comércios, indústrias, condomínios e posto de abastecimento de combustíveis.
Com a construção desse novo complexo viário, o trecho agora passa a contar com um sistema binário. A saída a partir da Avenida Fernando Stecca, junto à rotatória final e rumo à Avenida Independência, ocorre pelo novo viaduto. Por sua vez, quem transita pela Av. Independência ingressa direto pela Avenida Fernando Stecca, utilizando trecho que passa a ser de mão única.
Comerciantes ambulantes
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (SEMEPP), também entregou, na noite desta terça-feira (13), os Termos de Autorização de Uso para 160 comerciantes ambulantes exercerem o seu trabalho formalmente na cidade.
Destes, 102 receberam a renovação da autorização, 25 eram novos ambulantes e 33 eram comerciantes que já possuíam cadastro e autorização, porém solicitaram alteração de local e/ou produto.
“Agradeço a todos os que estão presentes na inauguração desta grande obra, especialmente os ambulantes. Essa licença que entregamos a vocês significa poder trabalhar e levar o sustento e a dignidade para a casa de cada um de vocês. Sintam-se todos abraçados”, declarou o secretário de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Fernando Marques.
Com a entrega do Termo de Autorização de Uso, os comerciantes ambulantes de Sorocaba passam a atuar de forma regularizada, conforme estabelece a legislação municipal. A medida reconhece oficialmente a atividade desses profissionais e abre caminho para novas oportunidades de desenvolvimento e fortalecimento do empreendimento
A regularização pode ser feita tanto com o CPF, quanto por meio da abertura de um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI). Ao se tornarem MEI, os ambulantes passam a contar com uma rede de apoio que inclui acesso a linhas de microcrédito, participação em ações de fomento promovidas pela SEMEPP e orientações do Poupatempo do Empreendedor — espaço criado pela Prefeitura para facilitar o dia a dia de quem movimenta a economia local, como, por exemplo, auxiliando e realizando a declaração de rendimentos do MEI, que neste ano deve ser feita até o dia 31 de maio.
Para os que atuam no ramo alimentício, tanto a Vigilância Sanitária quanto o Sebrae oferecem gratuitamente curso de boas práticas em segurança alimentar, garantindo mais qualidade e segurança para os consumidores.
Também estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, os secretários municipais Darwin de Almeida (Serviços Públicos e Obras), Clayton Lustosa (Sedu), Bruno Santana (Relações do Trabalho), Eduardo Leite (Gabinete Central), Ana Claudia Fauaz (Cidadania), Vitor Hugo Tavares (Esporte e Qualidade de Vida), Vinicius Aith (Inclusão e Transtorno do Espectro Autista), Rosângela Perecini (Mulher), Sérgio Barreto (Habitação e Regularização Fundiária), além do Ouvidor-Geral do Município, Evandro Bueno.
A solenidade ainda contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Santos, e dos vereadores Fausto Peres, Rodolfo Ganem, João Donizeti, Rogério Marques e Fernando Dini, este último autor do projeto de lei que deu nome ao viaduto, além do vice-prefeito de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes, e dos familiares de José Júlio de Oliveira.
Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba
terça-feira, 13 de maio de 2025
Salto de Pirapora - Tesoureiro da Câmara de Vereadores, Evandro Maciel perde outra batalha judicial
APÓS A JUÍZA DE PRIMEIRO GRAU Renata Fanin Pupo dos Santos, negar tutela antecipada que anularia a portaria de afastamento por 6 meses, e determinou instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o tesoureiro da Câmara de Vereadores, Evandro Maciel Augusto recorreu ao Tribunal de Justiça-SP, pleiteando cassar o despacho da juíza.
O desembargador Claudio Augusto Pedrassi, da 2ª Câmara de Direito Público concordou com a magistrada de Salto de Pirapora. Evandro perdeu mais uma batalha judicial.
Leia o despacho do desembargador
2. O pedido de liminar formulado não pode ser acolhido. Com efeito, não é narrada no recurso qualquer situação de risco de dano irreparável ou de difícil reparação a justificar a antecipação. Como se sabe, a antecipação de tutela é medida excepcional, uma vez que subverte a ordem do processo, com a concessão da tutela antes do contraditório e do julgamento de fundo da causa; só podendo ser concedida em casos de absoluta necessidade, o que não é o caso dos autos. Discutível, ainda os fundamentos invocados, pois o prazo prescricional não se conta do fato, mas da ciência da autoridade, conforme o § 1º do art. 152 do estatuto, o que deverá ser verificado no processo. Também será necessário aferir se algum outro procedimento anterior foi instaurado, o que interromperia a prescrição (§ 2º do mesmo artigo). Por fim, o fato de não ter ocorrido a perda do cargo na esfera criminal, não impede a instauração de procedimento administrativo, ante a independência das esferas. Deste modo, indefiro o pedido de liminar.
Processo judicial prossegue em Salto de Pirapora
Esse despacho do desembargador ainda pode ser contestado no Tribunal de Justiça-SP, mas dificilmente os outros desembargadores da 2ª Câmara discordarão do colega, assim, prosseguirá o processo no Fórum de Salto de Pirapora. Não havendo apresentação de nova prova dificilmente a juíza julgará o mérito favorável ao Evandro.
Comissão processante
Após a Comissão Processante (PAD) analisar documentos, ouvir testemunhas e interrogar o próprio Evandro, a comissão emitirá relatório a respeito dos fatos e encaminhará o relatório à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. São os vereadores que formam a mesa diretora da Câmara, que decidirão o futuro destino do tesoureiro Evandro: suspensão ou exoneração.
O caso
Evandro está condenado pela Justiça porque utilizou meios fraudulentos para receber R$ 400 mil reais da Câmara de Vereadores (tentativa de peculato). Na época (2016), ele alegou acúmulo de função, mas sua iniciativa não prosperou.
Segredo da credibilidade é ser fiel ao fato
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Salto de Pirapora - Justiça nega liminar e mantém o tesoureiro da Câmara, Evandro Maciel afastado e respondendo PAD
APÓS SER AFASTADO POR 180 DIAS DA FUNÇÃO DE TESOUREIRO na Câmara de Vereadores de Salto de Pirapora, o servidor Evandro Maciel Augusto (foto) recorreu ao Judiciário pedindo anulação do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e sua reintegração ao cargo. Ao analisar o pedido de tutela antecipada, a juíza Renata Fanin Pupo dos Santos negou a liminar.
Leia o despacho da juíza
Não vislumbro o preenchimento dos requisitos para a concessão da tutela de urgência. Isso porque, a instauração do procedimento administrativo decorreu de Ofício do Ministério Público do Estado de São Paulo, n. 131/2025 LSMB, de 24 de março de 2025, em que solicitou informações sobre as medidas administrativas tomadas ante a prolação do edito condenatório. A instauração do PAD, portanto, não se deu para apuração dos fatos supostamente ocorridos em 2016, mas decorreu da condenação em Segunda Instância no crime de peculato, a despeito de indicar, equivocadamente, que a decisão seria definitiva. Ainda, a falta de condenação judicial à perda do cargo, não obsta a instauração de processo em âmbito administrativo. No mais, não vislumbro o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, na medida o afastamento foi determinado de forma preventiva e não implica prejuízo à remuneração do autor, além de estarem garantidos o contraditório e a ampla defesa. Por essas razões, indefiro a tutela de urgência. A Câmara já foi intimada para defender-se no processo judicial apresentado por Evandro.
Comissão processante
De acordo com informação de fonte fidedigna, a comissão processante formada por servidores do Executivo já iniciou os trabalhos e teria realizado a primeira audiência. O tesoureiro Evandro permanece afastado respondendo o PAD.
Aqui a notícia chega chegando
6ª edição do Collections com colecionáveis da marca suiça Kuhn Rikon para Iguatemi SA
EM PARCERIA COM OS SHOPPINGS da Iguatemi SA, campanha desenvolvida pela L-founders reforça conexão entre consumidores e suas experiências de compra e acontece em 10 shoppings centers da rede, incluindo Iguatemi Brasilia
Em mais uma ação que destaca seu papel como parceira estratégica no varejo de luxo, a L-founders of loyalty - lider global em soluções de fidelização para varejo - realiza, em parceria com os shoppings da Iguatemi SA, a 6ª edição do Iguatemi Collections, campanha de fidelização que já se tornou referência no mercado nacional. A iniciativa acontece entre os dias 5 de maio e 20 de julho, com o período de 21 a 27 de julho reservado exclusivamente para a troca de pins por produtos. Nesta edição, o público poderá colecionar itens da prestigiada marca suíça Kuhn Rikon, reconhecida mundialmente por sua inovação, qualidade e design funcional.
Ao acumular pins por meio de compras realizadas nos shoppings da rede, os participantes poderão resgatar recipientes herméticos de vidro da Kuhn Rikon em diferentes formatos e capacidades, além de uma bomba de vácuo automática. Os itens se destacam pela versatilidade e durabilidade: vão do forno à mesa e da geladeira ao freezer, com vedação de silicone à prova de vazamento e mostrador de data nas tampas.
A última edição do Iguatemi Collections, realizada entre outubro e novembro de 2024, registrou um aumento de 20% na base ativa do aplicativo Iguatemi One e crescimento de 24% no número de clientes Gold – uma das principais categorias do programa de relacionamento da Companhia. Os resultados evidenciam o impacto da campanha na jornada de compra e na conexão dos consumidores.
"Celebramos a chegada da 6ª edição do Iguatemi Collections com a confiança de mais uma campanha de alto desempenho. Os recipientes herméticos de vidro Kuhn Rikon, reconhecidos internacionalmente por sua excelência e posicionados entre os produtos de maior performance junto aos clientes premium da L - founders of loyalty, reafirmam a solidez e sucesso desta parceria. Iguatemi Collections veio para ressignificar, através de sua estratégia de gamificação, a conexão dos consumidores finais com a marca. Os resultados dessa conexão têm se comprovado campanha após campanha, com aumentos significativos no ticket médio, na fidelização, além de elevação no NPS e no número de bases cadastradas no programa Iguatemi One. Estou confiante de que nossa 6ª edição em conjunto com a Iguatemi superará as expectativas e estabelecerá novos recordes", afirma Beatriz Ramos, CEO da L - founders of loyalty no Brasil e América Latina.
Como participar - Para aproveitar os benefícios da campanha, os clientes devem estar cadastrados no aplicativo do Iguatemi One, disponível nos dispositivos Android e iOS. A cada R$ 100 em compras nas lojas ou R$ 50 nos [LN4] restaurantes e cafés participantes (registrados em uma única nota fiscal com CPF cadastrado no Iguatemi One, o cliente pode fazer o upload do comprovante no app e acumular pins. Para resgatar os produtos, basta ir até o posto de troca de cada shopping participante.
A campanha acontece entre os dias 05 de maio a 20 de julho. O período de 21 a 27 de julho será exclusivo para a realização do resgate dos produtos, não estando mais disponível o acúmulo de pins. Nesta edição, estarão disponíveis para resgatar os seguintes produtos da Kuhn Rikon: potes de vidro redondos de 270ml, 820ml e 1500ml, e potes de vidro retangulares de 470ml, 800ml, 1380ml e 2620ml, além de uma bomba de vácuo automática.
Fazem parte da campanha os empreendimentos Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Shopping Pátio Higienópolis, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Iguatemi Esplanada, Iguatemi Ribeirão Preto, Iguatemi São José do Rio Preto e Iguatemi Brasília.
O regulamento completo com todas as informações pode ser acessado em: https://iguatemi.com.br/iguatemicollections.
Sobre a L-founders of loyalty
Com operação em todos os continentes e presente em 35 países, já beneficiou mais de 100 milhões de consumidores até 2024. A L - founders of loyalty foi fundada pelo criador das campanhas dos selinhos – que lançou sua primeira campanha de fidelidade há mais de 30 anos – e por um grupo de colaboradores, que, juntos, somam mais de 1.200 anos de experiência no segmento. A cada segundo, 17 brindes da L-founders são resgatados nas campanhas ao redor do mundo. A empresa é parceira das principais empresas varejistas do mundo. Uma de suas missões é auxiliar os varejistas a atingirem um alto índice de engajamento de seus consumidores, com o uso dos selinhos como ferramenta potencializadora de vendas em programas de fidelidade. É detentora da marca Fidelidade com Propósito®️, reafirmando a intenção de incorporar propósitos de responsabilidade social às campanhas desenvolvidas.
sexta-feira, 9 de maio de 2025
quarta-feira, 7 de maio de 2025
Sorocaba/Itapetininga - Espetáculo O Vazio na Mala
PRÊMIO BIBI FERREIRA 2024 nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Atriz (Noemi Marinho) e Melhor Peça de Teatro, o espetáculo completa 80 apresentações e circula em temporada popular por seis cidades pelos Teatros do Sesi de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itapetininga, até 22 de junho de 2025.
Baseado na emocionante trajetória de uma família que superou os horrores do Holocausto, o espetáculo será apresentado em seis cidades do Estado de São Paulo em 2025. Idealizado pela atriz Dinah Feldman, que também integra o elenco, a peça conta com texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No palco, Fábio Herford, Marcelo Varzea (no elenco do filme Ainda Estou Aqui – Globo de Ouro para Fernanda Torres 2025) e Noemi Marinho. Recebeu indicações também para os Prêmio Shell (Melhor Atriz – Noemi Marinho) e para o Prêmio APCA (Dramaturgia – Nanna de Castro e Melhor Atriz – Noemi Marinho).
A obra mescla fatos históricos a uma narrativa ficcional para reconstruir a jornada de uma família que, fugindo das perseguições nazistas, deixou a Alemanha rumo à China. Após enfrentar os desafios da ocupação japonesa em Xangai, em 1941, a família migrou para o Brasil, onde recomeçou sua vida. O Vazio na Mala está sendo apresentada em temporada popular nos Teatros do Sesi de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itapetininga, de 17 de janeiro a 22 de junho de 2025. Ver roteiro das cidades no final do texto. Agora, a montagem chega a Sorocaba, de 9 a 18 de maio de 2025, de sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h, no Centro Cultural SESI Sorocaba, Rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência.
Inspirada e provocada pelas marcas deixadas pela perseguição nazista, a dramaturgia inédita de O Vazio na Mala constrói uma ficção atual que desdobra temas universais e atemporais. A peça aborda como o silêncio permeia as relações familiares e sociais, ao mesmo tempo em que explora o poder do afeto na regeneração de feridas, muitas vezes de forma inesperada. No espetáculo, o silêncio é elevado à condição de personagem principal, guardado e vigiado dentro de uma antiga mala. Este objeto, aparentemente banal, carrega os horrores de um passado que insiste em permanecer oculto. É na busca pelo vazio que habita essa mala que a história ganha vida e revela seus segredos.
O Vazio na Mala estreou em março de 2024 em São Paulo através do Edital SESI Artes Cênicas – Teatro do SESI-SP Inéditos, com grande êxito. Em sua temporada de estreia, alcançou um público de 22 mil pessoas. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2024 nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Atriz (Noemi Marinho) e Melhor Peça de Teatro. No mesmo ano, recebeu o Prêmio CENYM nas categorias Melhor Qualidade Artística e Melhor Cenário, além de indicações, com resultado para 2025, para o Prêmio Shell (Melhor Atriz – Noemi Marinho) e para o Prêmio APCA (Dramaturgia – Nanna de Castro e Melhor Atriz – Noemi Marinho). Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No elenco, Noemi Marinho, Fabio Herford, Marcelo Varzea e Dinah Feldman. Compõem também a equipe Gregory Slivar (trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta (figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta (direção de produção). Está prevista uma circulação do espetáculo com 30 apresentações por seis cidades do Estado de São Paulo em 2025, incluindo seis sessões com interpretação em Libras para garantir acessibilidade e inclusão.
Idealização e texto
A atriz Dinah Feldman idealizou o espetáculo ao tomar conhecimento, por meio do depoimento em vídeo do primo William Jedwab, dos fatos ocorridos com pais e avós dele. De valor narrativo, os dados fornecidos na gravação e uma mala de couro surrada vinda da Segunda Guerra (contendo documentos em alemão e chinês), trazida pelos parentes, contam a trajetória e o drama dos Jedwab. Hoje são documentos preservados e guardados no Museu Judaico de São Paulo. À saga da família, junta-se a ficção em torno da curiosidade sobre o conteúdo de uma velha mala de couro. A ideia de montar a peça nasceu paralelamente ao trabalho de Dinah no núcleo Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo, quando conviveu por um ano com a mala, exposta no local depois de doada pelo primo. Nas visitas guiadas, a atriz contava a história do objeto. “Falando da mala, fui desenvolvendo o projeto do espetáculo”, diz, informando que ela e o primo logo escolheram Nanna de Castro para escrever o texto.
Sinopse
Silêncio, memória e afeto em cena: O Vazio na Mala explora os ecos do trauma familiar e da perseguição nazista. O Vazio na Mala é um espetáculo teatral baseado em fatos reais, que mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. A história se desenrola em torno das memórias de uma família que fugiu da Alemanha nazista, atravessou a China e chegou ao Brasil, destacando os segredos guardados por décadas. Temas universais como os ciclos familiares, a busca por significado e a herança emocional permeiam a narrativa, enquanto a peça nos convida a refletir sobre o que resta de uma vida vivida em meio à violência e ao medo. A mala, objeto central e símbolo do espetáculo, guarda não apenas documentos, mas o silêncio e as memórias reprimidas de uma família que lutou pela sobrevivência. À medida que essas memórias são desvendadas, o público é levado a contemplar as complexidades do passado e o impacto dessas histórias no presente. O Vazio na Mala é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.
Sobre a montagem – por Kiko Marques
A encenação de Kiko Marques é centrada nas atuações, no poder das palavras, na qualidade ao mesmo tempo particular e pública daquilo que está sendo contado e também na comunhão desses fatores com o cenário, figurinos, luz, som e projeções. “Contamos uma história criada a partir de um fato real, e que trazemos ao espectador na forma de uma visita aos protagonistas dessa história, um encontro com suas vidas particulares e seus dramas mais íntimos.” Kiko pretende levar o espectador a ser testemunha e cúmplice dessas vidas e suas trajetórias. “Pra isso, os apresentamos à intimidade das personagens, às suas casas, aos quartos de sua infância, seus hábitos, suas roupas.” Ao mesmo tempo, a proposta é centrada na perspectiva ampla dessa história que nasce no holocausto, da fuga de uma mulher judia à perseguição nazista durante a 2ª guerra mundial, história de uma sobrevivente ao projeto nazista de extermínio em massa de seres humanos.
“Em cena temos as casas de Esther e Franz, mãe sobrevivente e filho já morto, que aparece na forma de espectro/memória; Sami, neto de Esther e filho de Franz, que chega para visitar ao mesmo tempo a avó e suas memórias de infância; e uma mala fechada onde Esther pretendeu aprisionar sua história, como sua memória que se esvai. Também temos um céu de malas por sobre nosso mundo e nossa mala particular. Um céu de histórias iguais a dela. Temos as duas casas, espelhadas, onde a ação acontece, e que se separam à medida que as memórias se encarnam e o vazio se instaura; temos a segunda guerra e a perseguição que são projetadas nas paredes dessas casas, como balas e bombas a corroer não mais a matéria presente, mas a perspectiva do futuro.”
Sobre o texto de Nanna de Castro
Nanna de Castro foi uma das pessoas entrevistadas por Dinah e William quando selecionavam quem escreveria o texto. Da história ouvida por ela, o ponto considerado marcante da trama, “o que tocou minha alma” - foi a relação entre pai e filho. De forma intuitiva e emocional, a autora logo imaginou o resgate dessa relação danificada. “Propus o caminho e William topou”, conta, lembrando do frio na barriga ao imaginar “andar pela história de uma família, pelos meandros afetivos das relações”. Para escrever o texto, Nanna baseou-se também em entrevistas que fez com pessoas da família de William – a irmã, os amigos do pai, uma tia. “Aprofundei-me em pesquisas no Museu Judaico, estudei histórias similares e li alguns livros, entre eles A Garota Alemã, de Armando Lucas Correa; Maus, a História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman, e Ten Green Bottles, de Vivian Kaplan”, conta, observando que a peça tem um lugar quase de uma constelação familiar. “De alguma forma, o teatro tem o poder de revisitar a ligação de pai e filho e trazer para um lugar mais saudável”, finaliza.
Sobre a cenografia de Marcio Medina
A velha mala de couro – com os segredos e as memórias de uma história de vida - foi o objeto que inspirou e norteou a cenografia de Marcio Medina. Para reproduzir o passado de duas gerações - o quarto de Esther (Noemi Marinho) e do seu filho Franz (Fábio Herford) – o cenógrafo concebeu dois quadrantes espelhados com objetos e mobiliário. O fundo do palco abriga um grande telão de papel - como uma antiga carta -, emoldurado com palavras e fragmentos de frases em hebraico, chinês etc. Medina explica que as peças retratam o que resta de memória no cérebro e alma de Esther e servem de superfície para inúmeras projeções de lembranças e fatos passados. “Os quadrantes pouco a pouco deslizam para as coxias, deixando o palco nu, deserto. Como o apagamento da mente, fica o nada absoluto. Várias malas ocupam todo o espaço aéreo do palco. “Iluminadas, revelam em seu conteúdo imagens de vários grupos perseguidos pelos nazistas na segunda guerra”, explica. “Uma mala pode transportar uma história de sobrevivência, resguardada e reduzida por um apagamento de memória da personagem Esther, de 92 anos. São histórias, objetos e documentos consumidos pela luta e manutenção de uma família”, finaliza Marcio.
Sobre o figurino de João Pimenta
O figurinista João Pimenta inverteu seu processo de trabalho na construção do figurino dos personagens. Depois de receber o briefing do diretor Kiko Marques, solicitando “uma roupa casual, do cotidiano”, o criativo logo partiu para a criação das peças. Pelo que absorveu, começou a desenvolver as roupas antes mesmo de ter o texto finalizado e de saber o perfil, as características dos personagens - quem era essa família - mãe, pai, cuidadora e filho. “Minha proposta com o Kiko foi fazer este caminho inverso - criar o figurino e depois encaixá-lo na necessidade do espetáculo. A gente costuma dizer que na moda a roupa é a segunda pele e que no figurino ela é a primeira pele, a casca do personagem.” Pimenta considera positivo o processo pois permite que o elenco ensaie com as roupas desde o começo e não em uma etapa mais adiante. “Assim, o ator já pode sentir o personagem. E a ideia agora é ir ajustando até finalizar.”
Uma única cor foi concebida para todas as peças - o cinza e suas várias tonalidades. No design, a proposta de mesclar referências de várias não define tempo nenhum. Todas as roupas foram confeccionadas em tecido de alfaiataria, como risca de giz, lã fria, cinza mescla. Para dar a ideia de uma roupa com história, o figurino passou por um tratamento de envelhecimento, menos na roupa do filho. Um vestido em tecido de gola fechada transmite a austeridade demandada pela personagem Esther. Desgastado, o figurino do pai – “uma roupa de ficar em casa” – é formado por camiseta regata, roupão e chinelo. Já o da cuidadora, em tom mais claro, tem fluidez e passa o conceito de um anjo. Camisa e calça social, o do filho jornalista é mais elegante e atual.
Sobre a trilha sonora de Gregory Slivar
O universo da música judaica e suas variadas matizes são o foco da pesquisa de Gregory Slivar, autor da trilha sonora. “Com a ajuda de Dinah Feldman, entrevistamos pessoas ligadas à música deste contexto cultural, como músicos de Klezmer, cantores e pesquisadores, bem como também assistimos reuniões em sinagogas. Para além dessas pesquisas, ainda estou experimentando como me apropriar deste material a fim de poder colaborar com a história da peça”, conta Gregory. Uma vez imerso neste universo, Greg pretende usá-lo como inspiração para suas composições. “As músicas irão aparecer como traços de memória e ligações entre os recortes de espaço e tempo da peça.” Slivar explica que as vozes serão um elemento sonoro de lembrança e, remetendo aos conjuntos tradicionais, uma base instrumental será usada para realizar a costura das cenas. “Penso na trilha como este caminho entre o subjetivo destas personagens, suas buscas de um lugar de pertencimento, a fuga dos traumas e seus ritos de cura.”
SERVIÇO
Circulação O VAZIO NA MALA
Culturas em Movimento – coletivo artístico e produção cultural
Drama, adulto, 90 min. Recomendado para maiores de 14 anos.
Dramaturgia: Nanna de Castro. Direção: Kiko Marques. Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Marcelo Varzea e Noemi Marinho.
Centro Cultural SESI Sorocaba
R. Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência, Sorocaba - SP, 18040-425
9, 10, 11 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h
16, 17 e 18 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h
Sessão com intérprete de Libras: sábado, 17 de maio
Oficina de Produção: Dia 17 de maio, das 10h às 13h.
Sobre a oficina - A "Oficina de Produção Teatral" tem como objetivo proporcionar uma vivência prática no âmbito da produção teatral, com foco na resolução de problemas enfrentados no dia a dia da área. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo para superar desafios reais da produção, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e solução criativa de problemas. O projeto final dependerá da capacidade de cada participante em lidar com as dificuldades apresentadas ao longo da oficina.
Centro Cultural SESI Itapetininga
Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Vila Rio Branco, Itapetininga - SP, 18208-080
20, 21, 22 de junho | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h
Sessão com intérprete de Libras: sábado, 21 de junho
Oficina de Produção: Dia 21 de junho, das 10h às 13h
terça-feira, 29 de abril de 2025
CEUNSP abre inscrições para vestibular de Medicina
O CENTRO UNIVERSITÁRIO Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP anuncia a abertura do processo seletivo para o vestibular tradicional de Medicina. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 28 de maio, por meio do Espaço do Candidato, no site da instituição. O início das aulas está previsto para o 2° semestre de 2025, conforme calendário a ser divulgado.
A prova será realizada no dia 01 de junho, das 10h às 14h, no Campus Itu. Os resultados estarão disponíveis a partir do dia 04 de junho, também no Espaço do Candidato.
A nota do ENEM também é válida para o ingresso no curso de Medicina do Ceunsp, com inscrições abertas até 23/07. Para utilizar, é necessário que o candidato informe no ato de inscrição, o ano em que fez o Exame, e tenha obtido o mínimo de 400 pontos da média aritmética, além de não ter pontuação zero na redação.
Para mais informações, acesse o site.
Serviço:
Vestibular Tradicional de Medicina – CEUNSP
Abertura do edital e início das inscrições: 28/05;
Valor da taxa de inscrição: R$ 150 (cento e cinquenta reais);
Prova tradicional: 01/06 (domingo), das 10h às 14h;
Local da prova: Campus Itú – Praça Regente Feijó, 181 – Centro – Itú – SP;
Divulgação do gabarito: 02/06 às 10h;
Resultado: 04/06 às 16h.
Sobre o Ceunsp – Com mais de 60 anos de tradição e dois campi – Itu e Salto –, o Ceunsp é reconhecido por seu ensino de qualidade, com ótimos indicadores comprovados pelo MEC, Enade e Guia da Faculdade, sendo considerado um dos maiores complexos educacionais da região. Oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Em 2024, o Ceunsp passou a oferecer o curso de Medicina. A instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.ceunsp.edu.br
segunda-feira, 28 de abril de 2025
Itu - Dia do Trabalho: Show gratuito com Luana Marques e De Lukka
- O quê: Show gratuito com a dupla Luana Marques e De Lukka, resgatando grandes clássicos da música sertaneja.
A dupla apresenta um repertório que vai de clássicos como Milionário & José Rico e João Mineiro & Marciano a sucessos de Jorge & Mateus e Marília Mendonça, prometendo um momento especial para os amantes do sertanejo de raiz.
- Quem: Luana Marques e De Lukka.
- Quando: Dia 1º de maio Dia do Trabalho, às 20h.
- Onde: Praça Washington Luiz, em frente ao Estádio do Ituano, em Itu/SP.
- Por Quê: O show faz parte do novo projeto "DVD Luana Marques e De Lukka", que celebra a cultura brasileira e sertaneja, com apoio do ProAC SP e patrocínio da Via Veneto.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
Salto-SP - Grupo de Fiscalização Integrada do Rio Tietê apresenta plano de ação que visa intensificar fiscalização de mananciais
NA QUINTA-FEIRA, 24/04, O MUNICÍPIO SALTO sediou a 2ª reunião do Grupo de Fiscalização Integrada das Águas do Rio Tietê (GFI-Tietê). O encontro teve como objetivo apresentar o Plano de Ação desenvolvido pelo grupo, que visa intensificar a fiscalização de mananciais, com foco na redução da proliferação de algas e macrófitas — problema que se agravou desde o ano passado devido ao aumento das temperaturas no estado.
Além disso, a reunião também teve como objetivo mobilizar as prefeituras da região de Sorocaba a integrarem o grupo, ampliando as ações de fiscalização no território paulista.
Entre os membros do GFI, estiveram presentes o subsecretário de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Cristiano Kenji; o diretor da Bacia Médio Tietê e representante da SP Águas, Felipe Gobet Aguiar; além de representantes da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e dos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Na ocasião, os representantes do GFI apresentaram os planos de curto, médio e longo prazo, detalhando os processos de fiscalização e proteção ambiental do rio. Foram explanadas as ações já iniciadas no período emergencial, como o vertimento controlado em Barra Bonita, no Baixo Tietê, e o lançamento de uma sonda para monitoramento da qualidade da água a jusante da barragem da cidade.
Ao final das apresentações, o grupo abriu espaço para diálogo com as autoridades, que puderam apresentar suas demandas regionais e buscar soluções junto aos representantes, com foco na realidade enfrentada pelos municípios.
Durante toda a reunião, os membros do grupo reforçaram a importância da participação das prefeituras. Ao final do evento, foi aberta às cidades presentes a oportunidade de adesão ao GFI-Tietê. O subsecretário da Semil, Cristiano Kenji, destacou que o principal objetivo da reunião é conscientizar todos os atores envolvidos sobre a importância da participação. “Para que a fiscalização possa ser expandida no estado, é imprescindível a entrada dos municípios e dos Comitês de Bacias, além do envolvimento da sociedade civil. Assim, poderemos ter uma ação integrada em todo o estado, promovendo uma regionalização de forma estruturada. O GFI é um grupo em constante aprimoramento, e somente com a participação de todos poderemos proteger nosso meio ambiente de maneira mais efetiva, garantindo a melhoria da qualidade das águas do Rio Tietê”, finalizou.
Desde o início das operações, no mês passado, as equipes já percorreram 3.545,60 km de trechos navegáveis do Rio Tietê, cobrindo aproximadamente 244 mil hectares de áreas estratégicas para a preservação ambiental. Até o momento, foram registradas 56 ocorrências de infrações ambientais em diversos municípios da região, resultando na lavratura de 77 Autos de Infração Ambiental (AIAs), totalizando R$ 190.801,45 em multas.
Do total de ocorrências, 26 estavam relacionadas ao desmatamento irregular, oito ao descumprimento de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), uma à fauna silvestre, 19 à pesca irregular e duas a infrações administrativas. O município com maior número de irregularidades foi Piracicaba, com 10 autuações, seguido de Cabreúva, com nove, e Ibitinga, com cinco.
A CETESB já vistoriou 10 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e quatro empresas, além de coletar 32 amostras para análise.
Conscientização e Educação Ambiental
A Semil e a Polícia Militar Ambiental devem realizar, ainda neste semestre, uma campanha de educação ambiental nas escolas, com o objetivo de sensibilizar alunos e comunidades sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e os impactos das atividades humanas no meio ambiente. A proposta busca fomentar o engajamento da população na recuperação do Rio Tietê.
Sobre o GFI-Tietê
Criado em 25 de março, durante o Fórum de Integração das Ações de Recuperação do Rio Tietê (FIAR-Tietê) — instância de governança do Programa IntegraTietê —, o grupo tem como principal missão promover fiscalizações periódicas ao longo do Rio Tietê, seus afluentes e braços, com foco na identificação de fontes de poluição, como o lançamento irregular de esgoto, resíduos industriais e agrícolas. As ações se concentram nas áreas mais críticas, previamente mapeadas pelas equipes técnicas.
quinta-feira, 24 de abril de 2025
Salto de Pirapora - Mesa Diretora da Câmara afasta o servidor Evandro Maciel e abre PAD
O VEREADOR MARCUS BARÉ, (PSDB), vice-presidente da Câmara de Vereadores de Salto de Pirapora informou em nome da Mesa Diretora da Câmara, na quinta-feira à tarde, 24/04, que a mesa diretora da Câmara de Vereadores afastou o tesoureiro da Câmara, Evandro Maciel por cento e oitenta dias.
Em ato contínuo, a mesa diretora deliberou pela abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) para julgar a conduta do servidor, condenado pela Justiça, por tentativa de peculato (artigo 312 combinado com artigo14 do Código Penal Brasileiro), quando em 2016 empregou meios fraudulentos para receber R$ 400 mil reais por suposto acúmulo de funções no Legislativo.
Ainda de acordo com o vice-presidente da mesa, os membros da comissão processante serão servidores da Prefeitura. O servidor Evandro já está intimado do afastamento.
Não dá para viver notícia
Pilar do Sul - Munícipe reclama erosão lateral em ponte no Bairro Turvinho
EM 2021, uma ponte totalmente de madeira, situada na Estrada Leôncio de Goes Vieira, no Bairro Turvinho, danificou-se enquanto um caminhão carregado com lenha trafegava por ela. Naquele ano, a Prefeitura restaurou a estrutura de madeira e cobriu o leito da ponte com terra. Caso resolvido.
No inicio de 2025, a ponte apresentou erosão na lateral. A moradora do bairro, Solange Gomes Ribeiro relata que ao visualizar a situação, ela enviou mensagem ao prefeito Clayton Machado, em março deste ano, no entanto a Prefeitura não realizou intervenção.
Solange relata que ela trafega de veículo por essa ponte para levar suas filhas à escola. Diz ainda que caminhões carregados com verduras trafegam por essa ponte todos os dias.
Caso a Prefeitura mantenha-se sem agir e a situação piorar poderá comprometer o trafego de automóveis, motocicletas, e de caminhões carregados com produtos agrícolas cultivados no bairro.
Não dá para viver sem notícia
Sorocaba - Parceria para impulsionar o turismo
Com duração inicial de três anos, o acordo estabelece colaboração estratégica entre as instituições, unindo o ecossistema de inovação do PTS à política pública estadual de fortalecimento do turismo. O foco está em fomentar iniciativas de capacitação profissional, empreendedorismo, sustentabilidade, hospitalidade, lazer e uso de tecnologia aplicada ao turismo.
As ações previstas incluem a promoção de pesquisas visando desenvolvimento no setor; agregar, integrar e articular parcerias estratégicas; desenvolvimento de novos conteúdos e ferramentas educacionais; incentivar a adoção de tecnologias e inovação para apoiar a sustentabilidade e novas soluções no turismo, denominado “inovação aberta”; além da atração de talentos e apoio à melhoria da gestão dos negócios turísticos; e promoção de ações de sensibilização, atratividade e empregabilidade no setor. A Setur-SP também irá participar, apoiar e promover o evento Tech City Summit 2025, entre os dias 2 e 3 de julho, no Parque Tecnológico de Sorocaba.
“A Academia do Turismo SP é um programa que muito nos orgulha. Até o momento, já ofertou 33 mil vagas gratuitas em cursos ligados ao turismo. Agora, queremos ampliar o leque de parcerias para trazer soluções inovadoras para o turismo, com um olhar especial para a tecnologia e inovação”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado.
Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, com esse movimento, o PTS se consolida como um ambiente de referência também para o desenvolvimento do turismo inteligente, sustentável e conectado com o futuro, no estado de São Paulo. Segundo ele observa, atualmente, todos os setores precisam inovar e aplicar tecnologia, inclusive o de turismo. “O nosso Parque Tecnológico de Sorocaba foi convidado a participar desse movimento, no qual, juntos, vamos trabalhar para criar inovações que possam ser aplicadas e contribuam significativamente para o crescimento do turismo no estado. Vamos contribuir com soluções criativas, capacitação de ponta e articulação entre empresas, startups e poder público para gerar impacto real na vida das pessoas e nas economias locais”, concluiu Cancellara.
Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Salto de Pirapora - Evandro Maciel merece exoneração
A CONDENAÇÃO DO SERVIDOR DA CÂMARA DE VEREADORES, EVANDRO MACIEL, por tentativa de peculato, é fato inquestionável para entender que à rigor o servidor merece punição administrativa, e não merece suspensão; à rigor sua punição deve ser exoneração.
Atitude como essa do Evandro, que de acordo com a justiça, ele utilizou meios fraudulentos para receber R$ 400 mil indevidamente da municipalidade, é conduta inaceitável, sobretudo numa Câmara de Vereadores que representa a sociedade e espera-se de todos que trabalham lá comportamento merecedor de elogio e conduta exemplar.
Uma eventual punição de suspensão seria incompatível com a gravidade do ato cometido por Evandro. Este servidor tornou-se indigno de pertencer ao quadro de servidor do Poder Legislativo em Salto de Pirapora.
Na terça-feira à tarde, 22/04, o vereador Marcus Vinicius, conhecido por Marcus Baré, vice-presidente da Câmara falou por telefone ao jornalista Toni Silva, que nos próximos dias a mesa diretora da Câmara realizará reunião especifica para discutir a situação administrativa do servidor Evandro Maciel. "Garanto-lhe, que após a decisão adotada pela mesa o senhor será o primeiro saber"; concluiu o vereador Baré.
terça-feira, 22 de abril de 2025
Salto de Pirapora - O Acordão na Câmara de Vereadores resulta em condenação à três envolvidos
A 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça-SP, manteve condenação imposta pelo Juízo de Primeira Instância ao servidor da Câmara de Vereadores, Evandro Maciel e as ex-servidoras do Legislativo: Laura Rebello Pereira e Maria Helena da Silva. Evandro elas são apenados por cometerem tentativa de peculato (artigo 312 combinado com artigo 14 Código Penal Brasileiro). A decisão foi datada em 13 de março deste ano.
Leia trecho do acórdão
"OS RÉUS AGIRAM ASSOCIADOS E CONLUIADOS ENTRE SI COM O PRÓPÓSITO DE REALIZAR O DESVIO DE VALOR DA MUNICIPALIDADE COM EMPREGO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS FRAUDULENTOS . É INEQUÍVOCO QUE OS RÉUS TINHA PLENA CIÊNCIA DAS IRREGULARIDADES E AGIAM EM ESFORÇO CONJUNTO PARA DIRECIONAR A PROPOSTA DE ACORDO COM O FIRME PROPÓSITO DE SE APROPRIAR PARTE DOS VALORES AUFERIDOS".
Pena imposta
De acordo com a reprimenda, os réus Evandro, Laura Rebello e Maria Helena são apenados com 2 anos e 8 meses de detenção em regime aberto e multa. Durante o período da pena, eles deverão comparecer ao Fórum a cada quatro meses (assinar carteirinha de cumprimento da sentença)), só poderão viajar para outro Estado mediante autorização da justiça; não podem frequentar bar, e recolher-se em residência até às 22 horas.
Relembre o caso
Evandro e as duas servidoras na época defenderam entendimento que por um período Evandro acumulou funções na Câmara e por isso ele teria direito receber R$ 400 mil reais. O entendimento dos três e com a participação de outro servidor da Câmara, Daniel Maurano, gerou um acordo formal que foi assinado pelo presidente da Câmara na época, Miguel Sobrinho. O acordo para pagamento de R$ 400 mil ao Evandro foi protocolado no Fórum de Salto de Pirapora, com o objetivo da justiça chancelar o acordo.
Ao saber do acordo na época (2017), o Blog Toni Silva Sorocaba publicou matéria com manchete irônica " o Acordão da Câmara de Vereadores de Salto de Pirapora". A matéria repercutiu em redes sociais na internet.
O ministério público negou provimento ao acordo e ajuizou ação penal contra o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Sobrinho e os servidores do Legislativo: Daniel Maurano, Evandro Maciel, Laura Rebello e Maria Helena. Atualmente Miguel Sobrinho não detém cargo eletivo. Miguel e Daniel são absolvidos. Daniel era cedido pela Prefeitura e retornou ao cargo de carreira no Executivo. As duas servidoras Laura Rebello e Maria Helena saíram da Câmara. Evandro continua lá trabalhando.
Não dá para viver sem notícia
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Salto de Pirapora - Câmara aprova revisão anual nos subsídios de prefeito, vice e secretários
A MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES DE SALTO DE PIRAPORA formada pela presidente Cleide Maria, o vice-presidente Marcus Vinicius e o secretário Elvis Peterson elaborou um projeto de lei complementar (005/2025), que dispõe sobre revisão anual de 5,06% nos subsídios de prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, e retroage efeito em 01 de março deste ano.
A matéria esteve em votação no plenário da Casa de Leis em sessão extraordinária na sexta-feira, 11/04. Seis vereadores aprovaram a proposta. O vereador Cristiano Braga votou contra o projeto. Resultado 6 x 1.
À luz da Constituição
Desde 2021, tramita no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, elaborada pela Procuradoria de Justiça-SP alegando que o Tribunal de Justiça-SP reconheceu constitucionalidade de uma lei municipal de revisão anual nos subsídios do prefeito, vice e secretários, do município Pontal-SP. Na ação (ADIN), a procuradoria sustenta que revisão anual de salários é direito dos servidores.
O relator da ação (ADIN), ministro Fux concorda com a Procuradoria de Justiça, porque em seu entendimento a revisão anual estrangula o princípio da anterioridade, que inclusive já é decidido pelo STF. Com esse entendimento o ministro Fux enviou a matéria para ser votada no plenário físico do STF. Ainda não houve votação no STF.
Não dá para viver sem notícia
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Sorocaba - Orientações educativas de conscientização da Doença de Parkinson nas UBs
PREFEITURA DE SOROCABA, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza, ao longo do mês de abril ações educativas referentes à Campanha “Tulipa Vermelha”. Especialmente, entre 22 e 25 de abril, será celebrada a Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson. Ainda contemplando o mês, 11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.
A campanha cumpre a Lei Municipal Nº 12.807/2023 de autoria do vereador Fábio Simoa, que institui no Calendário Oficial de Sorocaba. A iniciativa visa abordar a importância do tema de forma educativa e abrangente às comunidades, trazendo informações importantes de prevenção, cuidado e tratamento.
Parkinson é uma doença crônica, progressiva e degenerativa que atinge funções vitais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, resultando em lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e alterações do sono, entre outros sintomas. Essa enfermidade compromete o sistema nervoso central, impedindo ou trazendo dificuldade à transmissão de informações entre as células nervosas.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor alude à tulipa vermelha, símbolo mundial da Doença de Parkinson, que é usado desde a década de 1980, quando um horticultor holandês que vivia com Parkinson desenvolveu uma nova variedade de tulipa, vermelha e branca, e batizou-a de “tulipa Dr. James Parkinson”.
Confira as ações nas UBSs:
UBS Angélica
29/4 – Exposição e orientações
UBS Aparecidinha
22/4 8h – Orientações
UBS Barcelona
22/4 – Exposição e orientações
UBS Brigadeiro Tobias
22/4 9h e 14h – Exposição e orientações
UBS Carandá
22/4 16h – Exposição e orientações
UBS Cajuru
24/4 10h – Palestra
UBS Cerrado
24/4 8h – Roda de conversa
UBS Escola
25/4 8h30 – Exposição e orientações
UBS Habiteto
22 a 25/4 – Exposição e orientações
UBS Hortência
24/4 13h às 17h – Exposição e orientações
UBS Lopes de Oliveira
Painel informativo
UBS Rodrigo
22/4 14h – Exposição e orientações
UBS Sabiá
22/4 7h – Exposição e orientações
UBS São Bento
15 e 16/4 10h – Exposição e orientações
UBS São Guilherme
Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba
segunda-feira, 7 de abril de 2025
Piedade - Presidente da Câmara critica Governo-SP por anuncio de pedágios na região
UTILIZANDO A TRIBUNA DA CÂMARA DE VEREADORES, o presidente da Casa de Leis, Adilson Castanho, (PSD), mais conhecido por Tirso, verbalizou crítica ao Governo de São Paulo, pelo fato do Governo anunciar que serão instalados sistemas para cobrança de pedágio nas rodovias em Piedade.
- O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é um orgão inoperante, anos atrás o DER apresentou um plano para melhorias nas estradas da nossa região, contudo problemas destacados não foram solucionados. Não vai ficar de graça não; não vem com essa palhaçada de pedágio, porque aqui ninguém é bobo.
O repúdio do edil Tirso representou crítica dos milhares de piedadenses que não concordam com a ideia do governador Tarcísio de Freitas (Republicados), e manifestaram descontentamento por meio das redes sociais.
Não dá para viver sem notícia
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Pilar do Sul - Câmara demite assessora por suposto nepotismo
DESDE O INÍCIO DA ATUAL LEGISLATURA, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, composta por Karla Pagianotto (PSD; presidente), Luiz Brisola (PSDB; vice-presidente) e Isabel Tavares, (União Brasil;1ª secretária) aprovou a nomeação de Erica Solange, servidora de carreira na Prefeitura de Pilar do Sul, para assumir o cargo de assessora institucional no Legislativo. Érica é casada com um parente do esposo da vereadora Isabel Tavares.
Passado curto período (um mês), o Ministério Público recebeu informação que estaria ocorrendo suposto nepotismo na Câmara de Vereadores, e o(a) informante citou a admissão da assessora institucional Érica.
O representante do MP instaurou procedimento apuratório e requisitou informações da Câmara de Vereadores. Diante disso, e a mesa diretora assinou portaria exonerando a assessora institucional. Érica voltou trabalhar na Prefeitura. No momento, o cargo permanece sem substituto(a).
Não dá para viver sem notícia
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Sorocaba - Secretaria da Mulher define parcerias com entidades que atendem mulheres com câncer
A SECRETARIA DA MULHER (SEMUL) foi inaugurada segunda-feira, 31/03, com a importante missão de trabalhar pela qualidade de vida das mulheres no município. E antes mesmo do evento oficial de lançamento da pasta, já vinha se articulando com instituições e a sociedade organizada, com vistas a alcançar esse intuito.
Na última semana, por exemplo, a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, se reuniu a um grupo de representantes de várias instituições com foco no acolhimento e tratamento de meninas e mulheres com câncer. Com o objetivo de estabelecer parcerias com essas instituições, foram tratados vários aspectos pertinentes a essa temática, visando identificar e atender as necessidades dessas pacientes.
Também foi estabelecido que, mensalmente, será feito atendimento, pela Secretaria, de pacientes encaminhadas por essas instituições e que necessitem de suporte, informações e orientações, seja com foco em ações de empreendedorismo, seja com serviços voltados à qualidade de vida desse público e o consequente fortalecimento da sua autoestima.
“Nosso objetivo é acompanhar de perto esse público e ajudar a construir e aplicar políticas públicas voltadas ao seu cuidado e autonomia”, conclui a secretária Rosângela Perecini.
Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba
-
COMENTA-SE nos bastidores da política que há acordo entre um grupo misto de vereadores eleitos (oposição e situação) visando eleger um verea...
-
POLÍCIA CIVIL DE PILAR DO SUL investiga suposto caso de importunação sexual cometido por um enfermeiro, no interior da sala de curativos do...
-
PREFEITO ELEITO EM PILAR DO SUL, Clayton Machado (Republicanos) fez feio segunda-feira, 21/10, na Quadra do Marinho Futsal, em Sorocaba. A...