quinta-feira, 5 de junho de 2025

Sorocaba - Projeto "Tô de boa... Droga nem pensar" na Escola do Fundamental na Vila Fiori

 

A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (Sedu), vem recebendo, em escolas da rede municipal o projeto realizado pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), que proporciona uma série de ações dirigidas aos alunos do Ensino Fundamental anos finais, com o objetivo de proporcionar orientação e conscientização sobre o uso e abuso de drogas.

Na E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, localizada na Vila Fiori, na Zona Norte da cidade, o ciclo de atividades com essa temática se encerrou na terça-feira, 03/06, contando, mais uma vez, com a participação do ex-delegado André Moron, palestrante do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!”.

Na ocasião, a escola contou também com a participação de uma equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), da qual faz parte também o cão-terapeuta Buddy, que interagiu com o grupo de estudantes.

Temos um cronograma de ações desse projeto, que deve proporcionar esse trabalho preventivo junto a crianças e adolescentes da rede municipal até o mês de setembro”, destaca o secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia.

É um projeto que visa fazer um alerta aos estudantes sobre os riscos e as consequências do uso de substâncias psicoativas, para que eles possam fazer escolhas mais assertivas em suas vidas, focando em um futuro com qualidade de vida e bem-estar”, afirma André Moron.

Na E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira” a participação foi de aproximadamente 450 alunos. “O envolvimento deles é muito grande. Existe uma curiosidade natural sobre o assunto e é o momento ideal para fornecermos informações que vão ajudá-los a tomar decisões saudáveis em relação a essa temática”, completa a diretora da escola, Tathiana Denser Schoba.

Na aula expositiva, ministrada aos alunos, um dos assuntos centrais foi explicar o que são drogas, mas também informar que há outras substâncias, muito presentes no dia a dia das famílias, e de forma lícita, como medicamentos e também álcool e tabaco, por exemplo, que, dependendo da forma como são consumidos, também podem ser prejudiciais à saúde. Os alunos estão em uma faixa etária muito vulnerável, pela pressão social que enfrentam e também pela facilidade de acesso a essas substâncias. Então, é muito importante realizar esse tipo de ação preventiva”, comenta o professor Felipe Azevedo Borges, que leciona na escola.

O encerramento do projeto foi marcado por um momento especial: a presença do cão farejador da Polícia Militar. “Os alunos ficaram encantados ao acompanhar os comandos dados pelo policial e a empolgação foi ainda maior quando puderam se aproximar e acariciar o cachorro, formando uma animada fila para conhecê-lo de perto”, relata a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Flávia Arruda Costa, responsável pelo projeto.

Reproduzido da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salto de Pirapora - Justiça proíbe uso de apetrechos nos animais durante a Festa do Peão

  A PREFEITURA DE SALTO DE PIRAPORA pode realizar  Festa do Peão, todavia não tem direito de promover Prova Do Laço impondo uso de sedém, d...