quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Salto de Pirapora - Falta profissionais na Saúde

 


PERCEBE-SE O IMPACTO da falta de profissionais na Saúde Pública de Salto de Pirapora. Consultas agendadas e procedimentos programados são desmarcados com frequência nos Postos de Saúde devido a falta de profissionais. 

Em novembro de 2023 dois enfermeiros (as) pediram exoneração e não houve reposição destes profissionais. Não havendo um quadro adequado dos mesmos, os que estão atuando acabam sendo remanejados para realização da cobertura em outras unidades de saúde. 

Realizando uma pesquisa com o conselho desta classe, verifico que todos os profissionais da enfermagem exercem suas funções baseadas em leis e artigos, no descumprimento de alguns destes, a enfermagem pode responder ao seu Conselho (COREN/COFEN) e inclusive perder o direito de exercer seu trabalho. Um dos exemplos, sendo um dos mais graves, é uma equipe de enfermagem com auxiliares e técnicos de enfermagem, realizarem procedimentos (qualquer um que seja) na ausência do profissional enfermeiro. 

A Prefeitura alega que devido à contenção de gastos, não pode reforçar o quadro dos profissionais no momento. Mas a conta que nunca bate é, não pode pagar o salário de mais enfermeiros, mas pode gastar mais de R$ 2,8 milhões no ano, com o dinheiro da Saúde para terceirizar um serviço que já está na rede, no caso o serviço de limpeza nas unidades de saúde. Além da falta de enfermeiros, também existe falta de médicos. A Saúde de Salto de Pirapora está gritando por socorro, porém ninguém ouve!

Segredo da credibilidade é ser fiel ao fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pilar do Sul - CDHU diz que aguarda habite-se da Prefeitura e a previsão de entrega das casas é neste semestre

A COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL E URBANO (CDHU) aguarda a emissão do "Habite-se" para concluir o processo de averbaçã...